Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Como preparar um mês temático de Diversidade em empresas?

Sabemos que todo planejamento anual de diversidade passa por um desafio comum: abordar as várias datas temáticas que acontecem ao longo do ano. Afinal, não podemos deixar de oferecer visibilidade a grupos historicamente minorizados.

Entretanto, também sabemos que esse planejamento consome parte do tempo e atenção dos profissionais de DE&I: contratação de palestras, curadoria de conteúdos, engajamento dos colaboradores, atividades temáticas, entre outras. 

Se você vive esse desafio, este artigo irá lhe ajudar. Confira nossas dicas.

Você pode ler este artigo e preparar o seu mês temático. Mas também pode contratar o combo de meses temáticos da TREE. Saiba mais!

Combo da diversidade 2022 - treinamentos sobre diversidade e inclusão

Uma das principais dores dos profissionais que atuam com DE&I é que todo ano o mesmo desafio retorna: chega uma data temática e você precisa correr atrás de um palestrante especialista no tema, precisa buscar conteúdos e sensibilizar a equipe sobre o tema. Em alguns casos, precisa criar cartazes e banners de divulgação. 

Ao final do dia você percebe que gastou muito tempo com essas atividades, deixando de priorizar outras atividades estratégicas da área.

Diante disso, criamos um combo que entrega tudo isso que citamos acima e ainda cabe no seu bolso. Receba já o orçamento e mais informações!

Calendário da Diversidade: +80 datas para você ficar de olho

À medida que as discussões sobre Diversidade avançam, acabam surgindo novas datas cujo objetivo é oferecer visibilidade a grupos historicamente minorizados. 

É sempre importante ficar de olho nas novas datas, por isso a TREE elaborou um Calendário da Diversidade 2022 gratuito e completo com  mais de 80 datas para você colocar em seu radar.

blank

Confira as palestras de meses temáticos da TREE  

A TREE conta com palestras online e presenciais para os principais meses da diversidade. Confira o catálogo abaixo e contrate com nossos especialistas.

  • JANEIRO
    Mês da Visibilidade das Pessoas Travestis e Trans
    Conteúdo: a comunidade trans e os desafios enfrentados nas empresas (nome social, visibilidade, inclusão, etc).
  • MARÇO
    Mês da mulher
    Conteúdo: desafios da equidade de gênero, barreiras e vieses no mercado de trabalho.
  • JUNHO
    Mês do Orgulho LGBTI+
    Conteúdo: LGBTIfobia e construção de um ambiente de trabalho seguro.
  • SETEMBRO
    Mês da Pessoa com Deficiência
    Conteúdo: capacitismo, empregabilidade e inclusão das Pessoas com Deficiência nas organizações.
  • OUTUBRO
    Mês das gerações no mercado de trabalho
    Conteúdo: as gerações atuando juntas no mercado de trabalho, desafios e oportunidades.
  • NOVEMBRO
    Mês da Consciência Negra
    Conteúdo: letramento racial e antirracismo na prática.
  • Baixe gratuitamente o Calendário de 2022 com dicas de ações para abordar a Inclusão e Diversidade fugindo dos estereótipos!

Palestras, workshops e treinamentos: qual escolher?

Qual atividade melhor atende à sensibilização sobre Diversidade e Inclusão?

A resposta é: depende. Algumas das opções mais comuns são palestras, workshops e treinamento. Saiba mais sobre a diferença entre elas:

Palestras: têm como objetivo ofertar conhecimento e informação de forma sucinta sobre determinada pauta. Costumam ter uma curta duração (por volta 1 hora e meia) e a pauta, em geral, se concentra no discurso de uma pessoa. 

[CONHECER O CATÁLOGO DE PALESTRAS DA TREE]

Treinamentos ou trilhas: nesta modalidade o objetivo é capacitar os profissionais para determinada atividade ou pauta, a fim de aperfeiçoar as habilidades do colaborador e colocá-las em prática. A duração costuma variar e pode ser dividida em etapas/fases. 

[CONHECER TRILHAS DA TREE]

Workshops: o objetivo se assemelha com o treinamento, a fim de ofertar uma informação mais aprofundada sobre um tema, porém há um viés bastante prático e dinâmico. A duração é por volta de 4 a 8 horas.

Independente do modelo escolhido, é fundamental atentar-se:

  • ao objetivo que se pretende atingir;
  • ao público que receberá a mensagem e;
  • sobretudo, na seleção de um bom profissional para aplicar esses métodos de aprendizagem. Se possível, é interessante que ele pertença àquele grupo minorizado em questão.

Como engajar seu time durante todo o mês?

Para além das atividades de palestras, workshops, treinamentos, é possível trabalhar a temática de outras formas. Confira:

Aposte em comitês internos ou grupos de discussão 

Incentive a formação de grupos com membros diversos para que auxiliem na promoção de mudanças necessárias para a organização. Essas equipes costumam se reunir regularmente para pensar em ações, propor caminhos, acompanhar e impulsionar a realização dos trabalhos com os colaboradores. 

+ Saiba por que é importante um Comitê de Diversidade na sua empresa e como estruturá-lo

Envie pílulas de conteúdos sobre o tema tratado

Compartilhe materiais e informações sobre a pauta de Diversidade e Inclusão, de forma que os colaboradores possam se aprofundar e entender mais. O envio dessas informações pode ocorrer em diferentes formatos e durante todo o mês temático. 

Promova atividades mais leves e informais

As abordagens de aprendizagem não precisam e não devem ficar restritas à palestras, workshops e treinamentos. Existem diferentes possibilidades, como rodas de conversas informais, jogos, quizzes, intervenções com áudio e imagens, entre outras. 

O principal intuito deve ser facilitar a comunicação e a inclusão para aproximar os colaboradores da realidade de grupos minorizados, estimulando a reflexão e o pensamento crítico.

A empresa Guiabolso promoveu uma semana de diversidade e inclusão para os funcionários. Confira esse caso prático.

Nada de só um e-mail frio. Aposte na criatividade

Para além de atividades e propostas de discussão, a comunicação dessas ações necessita de narrativas envolventes e que façam sentido aos colaboradores. Você pode contar, por exemplo, com a ajuda do Comitê de Diversidade para pensar em abordagens que engajem o time.

O mês acabou. E agora?

As ações planejadas foram finalizadas, o que fazer depois disso?

É interessante realizar uma avaliação de como os colaboradores estão recebendo esses conteúdos, se de fato estão ocorrendo mudanças e impactos positivos no clima organizacional. Colha feedbacks para os próximos meses e adapte seu planejamento. Você também pode recapitular e trazer os aprendizados em outros encontros. 

Mensure também os resultados alcançados com a campanha. Isso ajudará você a apresentar resultados à diretoria.

Podemos te ajudar em tudo isso!

O planejamento de um calendário de DE&I pode ser bastante trabalhoso. Diante disso, criamos um COMBO que entrega tudo isso que citamos acima e ainda cabe no seu bolso.

Assim, você pode potencializar sua estratégia, além de priorizar seu tempo em outras atividades.

Acesse este link para conferir valores e mais informações!