A TREE Diversidade fez uma seleção de séries e filmes sobre Pessoas com Deficiência que falam sobre as vivências e experiências desses indivíduos, confira!
Criamos essa lista como forma de informar e conscientizar, combatendo o capacitismo, que é o preconceito relacionado às pessoas com deficiência, ampliando a percepção sobre as potencialidades das PcD(s) e motivando para a constante busca de informação e conhecimento.
Filmes sobre Pessoas com Deficiência
Intocáveis (2012)
Conta a história de um homem rico, tetraplégico e seu cuidador, um homem negro que nunca trabalhou como cuidador e nem conviveu com pessoas com deficiência. Esse cuidador foi escolhido pela pessoa com deficiência, que ao entrevistar vários candidatos o escolheu.
Conceitos – chaves: Independência e autonomia, a importância da relação PcD e cuidador, desenvolvimento pessoal.
Meu nome é Rádio (2003)
Baseado na história real de James Robert Kennedy, um jovem com deficiência intelectual e um treinador de futebol americano, que tenta ajudar James, passando a protegê-lo e dando-lhe uma ocupação, depois que alguns jovens da equipe fazem uma “brincadeira” de péssimo gosto com ele. Como ele não falava e o treinador não sabia o nome dele, passou a chamá-lo de Rádio, por que ele gostava de rádios.
Conceitos – chaves: Capacitismo, inclusão.
Colegas (2012)
Conta a história de três amigos com Síndrome de Down que fogem da instituição em que vivem para ir em busca de seus sonhos: ver o mar, voar e se casar.
Conceitos-chaves: Diferença entre integração e inclusão, independência, realização pessoal.
Essa é uma boa sugestão da lista de filmes sobre Pessoas com Deficiência para o dia 21 de Março, em que celebramos o Dia Internacional da Síndrome de Down.
>> Para conferir outras datas, acesse o nosso calendário 2021 <<
Hoje eu quero voltar sozinho (2014)
Relata a história de Leonardo, adolescente cego em busca de sua independência. Com a chegada de um novo colega de classe, novos sentimentos começam a surgir, fazendo com que Leo descubra mais sobre sua sexualidade.
Conceitos – chaves: Interseccionalidade, autonomia e independência, sexualidade da pessoa com deficiência.
Uma lição de amor (2001)
História de um homem com deficiência intelectual que contrata uma advogada para lutar na justiça pela guarda de sua filha de 7 anos.
Conceitos – chaves: Inclusão, desenvolvimento pessoal, acessibilidade.
Como eu era antes de você (2016)
Conta a história de um jovem rico e bem sucedido, que após um acidente de moto, fica tetraplégico. Essa situação o deixa depressivo e extremamente arrogante. Para tentar ajudá-lo, os pais contratam uma cuidadora: uma jovem sem muitas perspectivas na vida, com dificuldades financeiras e que precisa trabalhar para ajudar os pais. Aos poucos, eles se envolvem.
Conceitos – chaves: Ajudas técnicas, acessibilidade, desenvolvimento pessoal, autonomia.
Como estrelas na terra (2007)
História de uma criança com dislexia que não é compreendida pelos pais e professores. Os pais, na tentativa de ajudá-lo, resolvem colocá-lo num colégio interno e lá ele conhece um professor de artes, que também tem dislexia e ajuda o menino a entender sua condição e encontrar maneiras alternativas para seu processo se aprendizagem.
Conceitos-chave: Múltiplas maneiras de aprendizagem, inclusão escolar.
Milagre na Cela 7 (2019)
História de um pastor de ovelhas com deficiência intelectual, que vive com a filha e avó em uma vila. Sua rotina muda drasticamente quando ele é acusado de matar a filha de um comandante. Preso numa cela com outros prisioneiros, aos poucos ele vai mostrando a todos sua condição. Sua filha de 6 anos, também luta para tirar o pai da prisão.
Conceitos – chaves: Vieses inconscientes, capacitismo.
Extraordinário (2017)
História de um menino com deformidade facial, que após passar anos tendo aulas em casa com a mãe, vai a 1º vez para a escola.
Conceitos – chaves: Preconceito, diversidade e inclusão.
O farol das orcas (2016)
História de uma mãe que viaja com seu filho autista atrás de um biólogo que interagia com orcas, para tentar ajudá-lo a desenvolver suas emoções e socialização.
Conceitos – chaves: Autismo, acolhimento, empatia.
A Teoria de tudo (2014)
Baseado na história de Stephen Hawking, um cientista que fez importantes descobertas para o mundo da ciência. Aos 21 anos descobriu que sofria de ELA (Esclerose lateral amiotrófica).
Conceito – chave: Resiliência.
Perfume de Mulher (1992)
Conta a história de um ex-militar aposentado, cego e com grande dificuldade de relacionamento interpessoal. A sobrinha contrata um cuidador para ficar com ele no dia de Ação de Graças.
Conceitos – chaves: Acessibilidade, ajudas técnicas, empatia, relacionamento interpessoal, desenvolvimento pessoal.
Crip Camp: Revolução pela Inclusão (2020)
Documentário que conta a história de um acampamento de verão com grupo de pessoas com deficiência.
Conceitos – chaves: Luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
Cuerdas (2014)
Curta metragem que conta a história de uma menina que se tornou amiga de um menino chamado Nicolas que tem paralisia cerebral.
Conceitos – chaves: Inclusão, acessibilidade.
Soul Surfer (2011)
Conta a história da adolescente Bethany Hamilton que tem um talento natural para o surf, mas sua vida é transformada após ser atacada por um tubarão, que arranca um de seus braços. Encorajada pelo amor de seus pais e se recusando a desistir, Bethany decide retornar ao mundo das competições depois de se recuperar do acidente, mas dúvidas sobre seu futuro a perturbam.
Conceitos – chaves: Capacitismo, superação.
Forrest Gump (1994)
Conta a história de Forrest Gump, que tem deficiência múltipla (física e intelectual), torna-se astro do futebol americano, sargento e vai lutar no Vietnã.
Conceitos chaves: Relação familiar, independência, capacitismo e superação.
Bônus: Séries sobre Pessoas com Deficiência
Atypical
História de um adolescente com autismo em busca de uma namorada e entrando na faculdade (disponível no Netflix).
Special
História de um jovem gay com paralisia cerebral em busca de sua identidade e desenvolvimento pessoal (disponível no Netflix).