Pesquisas indicam que diversidade, equidade e inclusão impactam na hora de um talento escolher a organização que irá trabalhar.
Segundo o Guia Salarial 2023, 48% dos candidatos a uma vaga de emprego consideram as ações da empresa voltadas à diversidade, equidade e inclusão antes de aceitar a oferta; e 47% questionam sobre a ética e os valores da organização.
Além disso, o levantamento também apontou que na hora de aceitar uma oportunidade, as pessoas observam quatro fatores: modelo de trabalho (43%); salário (32%); reputação da marca (14%); e benefícios (12%). Ou seja, a imagem pública da marca é um fator que influencia na decisão dos(as) profissionais.
Nesse contexto, a estratégia de Employer Branding pode ser uma ação da sua organização para posicioná-la como aliada da diversidade.
Neste artigo você entende o que é Employer Branding, além de conferir ações de DE&I que fortalecem a imagem da sua empresa. Boa leitura.
O que é Employer Branding?
Employer Branding (tradução literal: “marca do empregador”) é um termo que diz respeito à imagem pública da marca no mercado e como ela é percebida pelos consumidores, funcionários, investidores e demais stakeholders.
Como visto acima, é um fator decisivo na hora de atrair e recrutar talentos. Mas, além disso, também contribui para métricas internas, como aumento da satisfação dos funcionários e redução do turnover (desligamentos). Já externamente, contribui para atração de investidores, clientes e aparições na mídia.
Ações de diversidade que fortalecem o Employer Branding
A percepção de marca aliada da diversidade deve ser consequência, não objetivo. Por isso, foque seus esforços em construir um programa de DE&I conectado com o contexto e desafios da sua organização.
Quanto mais acurado for seu diagnóstico, mais rápido os resultados aparecerão. Portanto, realize um censo da diversidade e defina as prioridades antes de começar a tirar as ações do papel.
1. Programa de Gestão da Diversidade
As ações do seu programa de Gestão da Diversidade, como palestras, treinamentos, formação para lideranças e outras atividades, fortalecem a imagem da organização como ativa na conscientização e desenvolvimento dos(as) profissionais.
Avalie internamente a melhor forma de comunicar essas ações com o público externo.
2. Realize projetos que envolvam a comunidade
Sua empresa também pode envolver pessoas externas em suas ações de DE&I. Afinal, quando falamos de ESG, olhamos para o impacto da empresa na sociedade.
A Tree é parceira de uma série de projetos em diversidade, como é o caso do SoulAfro Axé, da Jhonson & Jhonson. Gustavo Galá, presidente da frente de MedTech Brasil e líder de DE&I da organização no Brasil, afirma que “as empresas desempenham um papel fundamental junto à sociedade e têm a responsabilidade de atuar em temas urgentes no Brasil, como a justiça racial e social. Isso nos permite colocar em prática um programa como este, que irá transformar a vida de dezenas de brasileiros”.
Conheça e inspire-se com alguns dos nossos projetos.
3. Comitês e grupos de afinidade
Ao criar comitês de diversidade e grupos de afinidade, você amplia as discussões sobre o tema na organização e empodera as pessoas colaboradoras para que elas levem essas conversas para fora do ambiente de trabalho, como LinkedIn, palestras e rodas de conversa.
Reforçamos que estes grupos precisam ser plurais e não devem sobrecarregar os participantes.
Saiba mais
Comitê de diversidade: por que é importante e como estruturar um na sua empresa
4. Comunicação inclusiva
Adotar uma comunicação inclusiva com o público externo também colabora para uma melhor percepção de marca. Cabe lembrar que a linguagem vai além da escrita, sendo importante se atentar às imagens, símbolos, trilhas sonoras e demais elementos utilizados.
Por isso, busque sensibilizar os profissionais que atuam nas áreas de comunicação e marketing a utilizar linguagem e imagens sensíveis à diversidade, equidade e inclusão, a fim de eliminar os vieses inconscientes, inclusive estereótipos refletidos nos materiais de comunicação institucional, nas campanhas publicitárias, em páginas institucionais das redes sociais e outros veículos.
Saiba mais
O que são vieses inconscientes e quais são os tipos mais comuns no ambiente corporativo?
Cuidado para não acabar realizando Diversity Washing
Divulgar as ações de DE&I realizadas pela empresa é importante, mas deve-se evitar o Diversity Washing.
Diversity Washing, que pode ser traduzido como diversidade de fachada, é um conceito difundido por Liliane Rocha, autora do livro Como ser um Líder Inclusivo. Ele diz respeito a empresas que se posicionam como aliadas da diversidade, quando, na verdade, suas ações não são inclusivas ou estruturadas. Em outras palavras, quem cumpre o que fala.
E é preciso ir além dos compromissos. Segundo Ashleigh Shelby Rosette, reitora da escola de negócios da Duke University, “a questão não é se elas estão assumindo esses compromissos ou não. É se, daqui a um, dois ou três anos, realmente veremos mudanças”.
Evite o tokenismo em suas comunicações
Uma das formas de Diversity Washing é o tokenismo ou simbolismo, que se configura como uma espécie de esforço simbólico para parecer inclusivo e aliado da diversidade.
O termo surgiu nos anos 1960 nos EUA a partir de uma fala de Martin Luther King: “A noção de que a integração por meio de tokens vai satisfazer as pessoas é uma ilusão. O negro de hoje tem uma noção nova de quem é”.
Na prática, por exemplo, significa a empresa divulgar imagens e fotos de um time plural e diverso, quando, na realidade, essas pessoas são minorias dentro do time.
Para Rosabeth Kanter, da Universidade de Harvard, “o token é a ação de transformar as pessoas em ícones representativos, apagando sua individualidade e perpetuando o status quo.” Para ela, esse fenômeno acarreta consequências como visibilidade distorcida dos grupos minorizados e maior polarização entre grupos diferentes.
A solução para esse problema está na Gestão da Diversidade. É preciso que a diversidade esteja em todos os níveis da empresa (cargos iniciais, de gerência e liderança) e que existam metas públicas ou claras sobre onde a empresa quer chegar.
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Construir uma estratégia de DE&I alinhada à Employer Branding é uma atividade desafiadora. Por isso, conte com o apoio de uma consultoria parceira com experiência no tema. Agende uma conversa com nosso time.