A afirmação ‘’Não me dê rosas” vem se tornando comum no Dia Internacional das Mulheres. O movimento não é à toa: para a jornalista Júlia Warken, “as felicitações do dia 8 de março adoram enaltecer o nosso papel decorativo no mundo. É uma ode à nossa feminilidade […] só que na essência essa data carrega um significado totalmente diferente. Deveria ser um dia para que a gente justamente questione essa idealização do que é ser uma mulher digna de homenagens. Esse também deveria ser um dia para que a gente reflita um pouco sobre as lutas diárias.”
Embora não seja adequado oferecer flores ou presentes que reforcem estereótipos e vieses inconscientes de gênero, existem outras ações ou ‘presentes’ que as empresas podem oferecer em datas como o Dia das Mulheres ou o Dia das Mães. É o que você confere neste artigo.
Mas lembre-se, essas são ações complementares. O importante é que a empresa adote um programa de DE&I que promova a equidade de gênero olhando para suas transversalidades. Ou seja, olhar para a mulher e entender que existem mulheres negras, mulheres com deficiências, trans, lésbicas, bissexuais, indígenas e/ou parte de outros grupos minorizados que podem tornar seu acesso àquele espaço mais difícil.
Os estereótipos na celebração do Dia das Mulheres
Desde o ano de 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. O objetivo da data vai bem além de “homenagear as mulheres” e consiste em celebrar as suas conquistas econômicas, sociais e políticas e dar visibilidade a sua luta por melhores condições de vida e equidade de gênero.
Embora esta seja a principal data, existem uma série de outros marcos e conquistas femininas ao longo da história. Fizemos uma linha do tempo de conquistas das mulheres brasileiras desde o século XIX. Logo, considere também estes outros marcos na hora de planejar seus meses temáticos!
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O calendário 2022 conta com mais de 80 datas do universo da Diversidade para você usar em suas ações de DE&I, marketing e employer branding.
Vieses inconscientes relativos ao Dia da Mulher
Você já percebeu que as ações para o Dia Internacional da Mulher mais realizadas no meio organizacional costumam envolver flores, doces e produtos de beleza? Não são poucas as empresas que presenteiam suas colaboradoras com rosas ou kits de cosméticos, distribuem brownies ou bombons, oferecem cupons de desconto em salão de beleza, promovem cursos de cuidados com a pele. Isso tem nome: vieses inconscientes.
Esses presentes acabam sendo preconceitos incorporados no nosso dia a dia, baseados em toda nossa bagagem de aprendizado e vivências, em estereótipos de gênero, e que acabam sendo naturalizados pelo nosso cérebro e se materializando como padrões de ações e julgamentos sociais.
Isso não significa que as mulheres não podem ser assim ou que não vão gostar dos “presentes”. No entanto, a empresa estará fazendo algo muito mais assertivo e significativo se optar por ações que promovam a carreira ou a vida pessoal das colaboradoras, incentivando-as a conhecer as suas lutas e a conquistar mais espaço na sociedade.
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Sugestões de ações para o Dia das Mulheres
Em vez de promover eventos que incluam serviços de beleza ou outras atividades do tipo, que tal pensar em uma programação com conteúdos e informações que sejam úteis para a evolução na carreira, formação e vida pessoal das mulheres?
E mais: por que não incentivar também a participação dos homens em alguns desses eventos para que se informem e se sensibilizem sobre o tema?
Sugerimos abaixo algumas atividades que podem fazer parte do programa:
Workshop sobre síndrome da impostora
A síndrome da impostora faz parte do dia a dia da maioria das mulheres. O fenômeno foi, inclusive, descrito pela primeira vez em um estudo realizado com um grupo de mulheres bem-sucedidas que, em sua maioria, não conseguiam valorizar os seus próprios feitos.
Apesar de ser tão presente, falamos muito pouco sobre esse tema e a falta de informação faz com que grande parte das mulheres acredite, de fato, não ser merecedora de suas conquistas. Ofertar este workshop pode ampliar os horizontes das colaboradoras sobre o tema.
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Workshop sobre vieses e barreiras de gênero
Os vieses inconscientes, isto é, as generalizações “automáticas”, que fazemos sem nos darmos conta, são muito comuns no ambiente organizacional. É o caso, por exemplo, dos vieses de maternidade.
Para evitá-los, é preciso saber reconhecer esses pensamentos e comportamentos, por isso é importante ter informação. Sendo assim, um workshop para debater esses conceitos pode fazer parte da programação. Contudo, aqui é importante que, além das mulheres, os homens também participem, afinal, superar essas barreiras também depende deles.
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Pílulas de conteúdo sobre equidade de gênero e histórico de conquistas femininas
Você pode enviar ao longo do ano pílulas curtas de conteúdo sobre o tema. A educação continuada em DE&I é essencial na hora de construir uma cultura verdadeiramente inclusiva.
Programas de mentoria e trilhas de aprendizado
Para contribuir para promover a equidade e igualdade de gênero, é essencial que as empresas invistam no protagonismo feminino. Os programas de desenvolvimento de lideranças para mulheres são muito eficazes nesse sentido. Eles podem incluir trilhas de desenvolvimento e workshops in company, mentorias, coaching e sponsorship. Uma data simbólica como o Dia Internacional da Mulher pode ser um ótimo momento para lançar um projeto desse tipo, não é mesmo?
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Livros escritos por mulheres
Por outro lado, se a ideia for marcar a data com um presente para as colaboradoras, a dica é presentear com algo significativo no lugar de dar flores. Livros escritos por mulheres podem ser uma ótima alternativa nesse caso. Aliás, gêneros e temáticas diferentes não faltam para você escolher.
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Dayoff
Algumas empresas costumam oferecer dayoff em datas como essa. Ou seja, um dia longe do trabalho para a mulher estudar, descansar ou realizar atividades que não consegue ao longo da semana. Só não vale fazer o contrário, deixar somente as mulheres trabalhando.
Programas de voluntariado
Sororidade não é só uma palavra da moda, ela é algo que vem ganhando cada vez mais força e pode ser posta em prática no Dia das Mulheres. As colaboradoras do seu time podem auxiliar outras mulheres em situação de vulnerabilidade social?
Busque criar uma parceria com ONGs que atendem mulheres e no qual as colaboradoras possam auxiliar produzindo currículos, dando minicursos ou workshops e transferindo suas experiências e conhecimentos para outras mulheres que precisam.
A celebração do Dia das Mães
Assim como o Dia das Mulheres, na data do Dia das Mães também é importante pensar em como celebrar o papel materno em nossas vidas contestando estereótipos. Ser mãe não pode ser uma barreira para o crescimento de uma mulher na carreira.
Ainda precisamos avançar no mercado de trabalho para oferecer um cenário ideal de acolhimento às mulheres mães, como também aprimorar os esforços no que tange à licença paterna. Por isso, as empresas são parte importante na construção e garantia de uma espaço para uma carreira promissora.
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A história do Dia das Mães
Segundo o blog Safe Space, o primeiro Dia das Mães foi convocado por Julia Ward Howe em 1872 e tinha como objetivo mobilizar as mães que perderam seus filhos durante a Guerra Civil nos Estados Unidos, unindo as famílias divididas pela guerra. Hoje, a data foi totalmente modificada e possui um enorme apelo comercial.
Existe um estereótipo de que mãe é aquela mulher que se encontrou na vida após o nascimento de seu filho. Que abre mão de suas prioridades pessoais com um grande sorriso para fazer tudo em detrimento de sua família. Além, é claro, de desconsiderar qualquer retrato que não seja de uma família formada por um homem e uma mulher cis gênero.
Embora seja rasa a representação de outros vínculos familiares, como famílias compostas por casais LGBTQIA, mães ou pais solos, mães não cis gênero, e até mesmo outros membros da família que desempenham o papel parental, é essencial que as empresas levem isso em conta na hora de pensarem ações para tais datas comemorativas.
Diante disso, confira uma lista com sugestões de ações para as empresas realizarem no Dia das Mães.
Sugestões de ações para o Dia das Mães
Escrever mensagens
Escrever mensagens com textos de reconhecimento, agradecimento, admiração, pode ser uma forma de celebrar e reconhecer as mães e outras pessoas que se identificarem com essa posição. Isso pode ocorrer por meio de cartões, murais da empresa e outras formas de comunicação interna.
Promover palestras
As palestras podem ser bons pontos de partida para discutir temas como maternidade e trabalho, histórias das mães na organização, Elas podem sensibilizar e trazer conhecimento sobre a rotina de quem exerce a maternidade.
É importante que os homens estejam juntos neste momento. É interessante também investigar quais são as necessidades da equipe, entendendo o que gostariam de escutar.
Ações para além do Dia das Mães
A maternidade acontece 365 dias do ano, então é importante você pensar ações e práticas que vão além deste dia. Sua organização também pode tornar o ambiente mais inclusivo para as mulheres e mães ao adotar ações como:
- Adaptar as etapas do processo seletivo para que não haja fases discriminatórias em relação a maternidade;
- Adotar horários flexíveis para condições médicas relacionadas à gravidez e às responsabilidades da maternidade;
- Oferecer licença maternidade e paternidade equitativas para pais e mães; e
- Treinar liderança e gestão para que possam oferecer apoio às mães e às famílias a partir do diálogo e da empatia.
Conte com o apoio de uma consultoria especializada
A TREE é um exemplo de consultoria comprometida com o desenvolvimento de culturas organizacionais e de pessoas mais diversas e inclusivas.
Este é um tema ainda sensível. Enquanto em alguns setores o tema já avançou, em outros ainda são comuns celebrações tradicionais e baseadas em muitos vieses inconscientes.
Por isso, contar com o apoio técnico de quem entende do tema é essencial para que uma ação comemorativa se torne uma eventual crise de imagem.