Existem várias datas que marcam a história das pessoas negras no Brasil e no mundo. Mas, sem dúvida, o 20 de novembro é o dia mais lembrado no contexto nacional, sendo, inclusive, feriado em vários municípios brasileiros. Logo, trata-se de um momento importante para as empresas trazerem à tona a questão da igualdade racial por meio de ações para o Dia da Consciência Negra.
As pessoas negras representam, de acordo com o IBGE, a maior parte dos trabalhadores e trabalhadoras desocupados (64,2%) ou subutilizados — subocupados por insuficiência de horas e força de trabalho potencial — (66,1%) no país. Além disso, a informalidade atinge 47,3% das pessoas pretas e pardas no Brasil.
Esses dados refletem o racismo estrutural da nossa sociedade e demonstram como é importante que as organizações se esforcem para mudar essa realidade. As ações para o Dia da Consciência Negra podem ser um ótimo ponto de partida para o desenvolvimento de políticas eficazes de inclusão racial no ambiente corporativo. Por isso, neste artigo vamos trazer algumas ideias para fazer a diferença nesse sentido.
Por que 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra no Brasil?
O 20 de novembro foi escolhido em 1978 para marcar o Dia da Consciência Negra no país. Foi nessa mesma data, no ano de 1695, que foi morto Zumbi, um dos líderes do Quilombo de Palmares.
O quilombo, localizado na Serra da Barriga, entre Alagoas e Pernambuco, foi um grande foco de resistência de pessoas negras escravizadas que fugiam de seus senhores. O local, que chegou a abrigar em torno de 30 mil pessoas, resistiu aos ataques da coroa portuguesa por cerca de um século.
Por essa razão, a partir do final da década 1970, 20 de novembro tornou-se o dia instituído para celebrar e relembrar a luta das pessoas negras contra a opressão no país. Mais tarde, alguns estados começaram a criar leis para oficializar a data e, finalmente, em 2011, uma lei federal estabeleceu o Dia Nacional da Consciência Negra. Os feriados, no entanto, são determinados por leis municipais ou estaduais.
Ações para o Dia da Consciência Negra: ideias para marcar a data e fazer a diferença
Felizmente, nos últimos anos e sobretudo graças ao esforço do movimento negro, a data vem sendo cada vez mais lembrada pela sociedade brasileira. Eventos e debates são realizados em vários âmbitos a fim de combater o racismo e promover a igualdade racial.
Assim, ao longo do ano, bem antes de chegar o mês de novembro, as empresas — equipes de Recursos Humanos, comunicação, marketing e outras — devem começar a pensar em ações a serem desenvolvidas para o Dia da Consciência Negra.
Portanto, vamos trazer algumas dicas de atividades e projetos que podem fazer parte de campanhas desse tipo dentro das organizações. A ideia é falar de ações que marquem a data, mas que também repercutam para além do dia específico. Ou seja, que sejam construtivas, educativas, proporcionem conscientização e ambientes e pessoas antirracistas. Confira!
Programação com intuito de valorizar a cultura negra
Que tal organizar um evento que valorize a cultura afrodescendente brasileira? É possível desenvolver atividades muito ricas de diferentes tipos. A programação pode envolver, por exemplo, culinária, música, religião, história etc. Lembrando sempre, é claro, de trazer pessoas negras para apresentarem a sua própria cultura.
Dentro dessa ideia, também é possível pensar em um festival de cinema, no qual podem ser exibidos ou disponibilizados filmes feito por pessoas negras, ou uma mostra de artistas negros. E mais: nesse aspecto, é importante reservar um momento para dar protagonismo em especial à mulher negra.
Workshop ou palestra para conscientização sobre a luta contra o racismo
Conscientizar e sensibilizar devem estar entre os pontos-chave das ações para o Dia da Consciência Negra nas empresas — afinal, a denominação da data não é por acaso. Sendo assim, promova uma atividade para falar a todos os colaboradores sobre branquitude e o papel das pessoas brancas na luta antirracista. É fundamental que se compreenda que essa é uma questão que diz respeito a todos — não apenas às pessoas negras.
Treinamento sobre racismo e inclusão étnico-racial
Nessa mesma linha, a empresa pode oferecer aos gestores o Treinamento sobre racismo e inclusão étnico-racial desenvolvido pela Tree Diversidade. A capacitação passa por questões referentes a vieses inconscientes, empatia, políticas afirmativas e letramento racial. Além disso, tratando sobre os desafios e as oportunidades na condução do tema no ambiente corporativo, propõe uma abordagem voltada para a ação.
Feira de troca de livros de autores negros
Também como uma forma de dar visibilidade à população negra, entre as ações para o Dia da Consciência Negra pode-se realizar, ainda, uma feira de troca de livros de escritores e escritoras negros. Além de ser sustentável, a atividade é uma forma de “ouvir” e aprender com autores negros, respeitando o seu lugar de fala.
Trilhas de desenvolvimento, mentoria e sponsorship para lideranças negras
Essa data simbólica também pode marcar o lançamento de um programa voltado a desenvolver lideranças negras dentro das organizações. Nesse sentido, a melhor estratégia é investir em programas que incluam mentorias, sponsorship e trilhas de desenvolvimento para talentos negros.
Mudanças dependem de ações concretas por parte das organizações
Segundo o IBGE, as pessoas pretas e pardas ocupam só 29,9% dos cargos gerenciais nas empresas brasileiras. Além disso, apenas 11,9% dos maiores salários gerenciais são pagos a esses trabalhadores. Isso significa que somente ações concretas por parte das organizações podem mudar a realidade das pessoas negras no mercado de trabalho.
O que o seu negócio está fazendo a respeito dessa questão? Começar a pensar com antecedência nas ações para o Dia Nacional da Consciência Negra pode ser um grande primeiro passo para fazer uma enorme diferença. Vamos juntos?