Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Dicas para um Censo da Diversidade

Foto profissional grátis de adultos, aparelhos, atividade

2022 começou agitado, mas imagino que você já tenha tido tempo de finalizar o planejamento, certo?

Então é hora de olhar novamente para o Censo da Diversidade, o diagnóstico de representatividade que as organizações costumam realizar.

Por isso, nesta edição da Plural você encontra:

  • boas práticas para a realização do censo;
  • o porquê de ir além e apostar no Assessment da Diversidade em 2022;
  • devo divulgar meus resultados?

Boas práticas para a realização do Censo

Se você está na Plural, espaço que mergulha no universo de DE&I, presumo que entenda a importância dessa ferramenta e os pilares essenciais que devem ser contemplados, como o alcance de 100% dos funcionários, a anonimização das respostas e as principais perguntas que devem estar presentes. 

Diante isso, compartilho algumas dicas que podem auxiliar sua organização a ter mais assertividade nas respostas e quorum das resposta.

Ao longo do ano, promova palestras temáticas sobre negritude

As discussões sobre tópicos raciais, como colorismo ou o que significa ser uma pessoa parda, ainda são recentes nas empresas brasileiras. Por isso, busque promover, ao longo do ano, palestras temáticas sobre a negritude no país para que as pessoas possam ter mais clareza sobre a cor com a qual se reconhecem. 

Faça uma campanha de comunicação e crie uma cultura de censo

Quanto mais o Censo fizer parte da cultura da empresa, maior será o volume de respostas. Portanto, uma campanha de comunicação reforçando a importância e garantia do anonimato. Torne a realização do censo parte da cultura e divulgue que este tipo de ação ocorre com uma periodicidade na organização.

Torne claro o impacto do Censo para a estratégia da empresa

  • Busque tangibilizar o quão necessário é o Censo para as ações estratégicas da organização. Traga exemplos práticos de onde tais dados serão utilizados e como eles irão impactar a dinâmica da empresa, para que a pessoa entenda o peso de suas respostas. 

O censo é um diagnóstico da representatividade na organização. Mas como ir além?

Assessment da Diversidade

O Assessment da Diversidade é esse passo além. Ele é um mapeamento que contempla o censo e a pesquisa de cultura de inclusão. 

Assim você consolida em um só lugar dados da representatividade do quadro de pessoal, e percepções sobre como anda a inclusão na empresa. 

Afinal, não basta só saber a cor ou o gênero da pessoa, por exemplo. É preciso saber também como essas características impactam em seu desenvolvimento profissional na organização.

Quero saber mais sobre o Assessment da Diversidade

Devo divulgar meus resultados?

Este é um assunto complicado e que renderia uma edição única da Plural – aproveitando, deixe aqui sugestões de temas. 

Meu conselho, de forma geral, é que você reflita sobre o compromisso e o momento da organização em relação a diversidade. Se existir um plano de ação claro e que será executado a partir dos resultados do censo, divulgue. Sempre que possível é importante dar uma “resposta” às pessoas que responderam, por meio da divulgação de algumas informações encontradas ou mesmo o plano de ação em cima dos resultados.

Mas atenção! Se você não tem um compromisso de mudança ou plano de ação com base nos resultados, pode acabar cometendo Diversity Washing ao divulgá-los.

Estamos ouvindo, aprendendo e agindo

O Google já divulga seu censo publicamente há anos. Porém, recentemente, ele vem junto de um compromisso público com a Diversidade. Atrelar o censo às metas públicas de diversidade é uma forma de celebrar os avanços e comprometer-se com as mudanças. O que você acha dessa ideia? 

Censo TREE 2022

Confira com exclusividade os resultados do Censo TREE 2022. Como essa newsletter, somos plurais, diversos. Afinal, não há como falar sobre Diversidade, Equidade e Inclusão sem ter pessoas diversas abordando o tema.

blank