Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Glossário da Diversidade

A linguagem é uma importante ferramenta de inclusão. Por isso, no Glossário da Diversidade você encontrará termos e nomenclaturas que devem ser utilizados para grupos minorizados, e que foram pensados por especialistas que atuam no tema e pessoas que fazem parte desses grupos.

Este material é atualizado recorrentemente. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, escreva para contato@treediversidade.com.br e iremos auxiliar você em sua dúvida.

Glossário LGBTI+

Gênero

O conceito de gênero pressupõe que ser homem ou mulher é produto de uma construção social e não de uma condição biológica. Por isso, quando falamos em “identidade de gênero” nos referimos à percepção que a pessoa tem de si como sendo do gênero feminino, masculino ou de uma combinação dos dois, independentemente do seu sexo biológico.

Sexo biológico

Refere-se às características biológicas que a pessoa tem ao nascer, que podem ser cromossomos, genitália, composição hormonal e outros fatores. É importante notar que não existe gênero no sexo biológico em si. Existe uma expectativa social de gênero em relação ao corpo. Por exemplo, espera-se que uma pessoa nascida com atributos biológicos masculinos se identifique com o gênero masculino, mas ela pode se reconhecer com o gênero feminino ou os dois.

Intersexualidade

Descreve pessoas que nascem com anatomia reprodutiva ou sexual e/ou padrão de cromossomos que não podem ser classificados como tipicamente femininos ou masculinos.

Sexualidade

A palavra sexualidade diz respeito às construções culturais relacionadas aos prazeres e aos intercâmbios sociais e corporais. Isso engloba o erotismo, o desejo, o afeto e também noções relativas à saúde e à reprodução.

Orientação afetivo-sexual

Trata-se da capacidade de cada pessoa de sentir atração emocional, afetiva ou sexual por indivíduos de gênero diferente, do mesmo gênero ou de mais de um gênero e, logo, ter relações íntimas e sexuais com eles.

Bissexual

É a pessoa que se relaciona afetiva e sexualmente com pessoas de ambos os gêneros/sexos.

Assexual

O indivíduo assexual é aquele que não sente atração sexual por nenhuma outra pessoa, independentemente do seu gênero.

Heterossexual

Denomina-se heterossexual a pessoa que se sente atraída sexual, emocional ou afetivamente por pessoas do sexo/gênero oposto.

Homossexual

Homossexual é o indivíduo atraído amorosa, física e afetivamente por pessoas do mesmo sexo/gênero. O termo refere-se, portanto, tanto a homossexuais femininas quanto masculinos.

Gay

Pode ser chamada de gay a pessoa do gênero masculino que tem desejos por ou relacionamento afetivo-sexual com pessoas do gênero masculino.

Lésbica

Quando uma mulher sente atração afetiva e/ou sexual por pessoas do mesmo sexo/gênero, utiliza-se a palavra lésbica para descrevê-la.

Pansexualidade

Assim como a heterossexualidade e a homossexualidade, a pansexualidade é uma orientação sexual. Ela se refere a indivíduos que têm atração por outras pessoas, independentemente da sua identidade de gênero ou sexo biológico.

Transgênero

Palavra utilizada para denominar indivíduos que transitam entre os gêneros, ou seja, cuja identidade de gênero transcende as definições convencionais.

Cisgênero

“Cis” é entendido como o oposto de “trans”. Isso significa que uma pessoa cisgênero é aquela que se identifica, em todos os aspectos, com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer.

Transexual

Entende-se por transexual a pessoal que tem uma identidade de gênero diferente do sexo biológico designado ao nascer. Algumas pessoas desse grupo recorrem a tratamentos médicos, que podem incluir, por exemplo, terapia hormonal e cirurgia de redesignação sexual.

Trans

A terminologia “trans” se refere, de modo geral, a indivíduos que não se identificam com o gênero atribuído no nascimento. Trata-se, portanto, de uma expressão guarda-chuva que se refere a todas as pessoas com identidades trans: transexuais, transgêneros, travestis.

Mulher trans e homem trans

Nesse sentido, uma “mulher trans” é a pessoa que se identifica como sendo do gênero feminino, embora tenha sido biologicamente designada como pertencente ao sexo/gênero masculino. Já um “homem trans” seria o oposto: alguém que foi biologicamente designado como pertencente ao sexo/gênero feminino que se identifica como sendo do gênero masculino.

Travesti

Este termo foi considerado pejorativo durante muito tempo. Entretanto, vem passando por uma ressignificação e, atualmente, adquiriu um teor político. Refere-se ao indivíduo que tem sexo biológico masculino, mas que se entende como uma figura feminina.

Queer

Esta talvez seja uma das expressões menos conhecidas de todas as citadas aqui. Queer consiste em um adjetivo usado para indivíduos que se identificam com todas as orientações sexuais e gêneros, não se encaixando em somente um deles.

LGBTI+

Após compreender todos esses conceitos, chegamos, finalmente, à sigla LGBTI+. O termo refere-se a lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e interssexuais, além do sinal “+” para incluir também o restante das definições relacionadas à comunidade.

Glossário Pessoas com Deficiências (PcD)

Pessoa com Deficiência

Seguindo a definição da Convenção das Nações Unidas  (2006), o adequado é utilizar  “Pessoa com Deficiência” ou a sigla PcD. A terminologia foi adotada, pois o termo não negativa a(s) deficiência(s), nem inferiorize quem a(s) possui.

Atenção: NÃO utiliza-se mais os termos “deficiente”, “retardado”, “inapto”, “especial, “portador de de deficiência/necessidades especiais”, “inapto” etc. Esses termos estão carregados de estereótipos e caíram em desuso!