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Como promover um outplacement e desligamento humanizado

Como promover um outplacement e desligamento humanizado?

O processo de demissão nas organizações costuma ser impessoal e, em muitos casos, realizado com vários erros. Desligamento após a pessoa trabalhar um dia inteiro, desligamento feito sem justificativas, entre outros exemplos, ainda são comuns de acontecer. 
Por isso, nas últimas décadas popularizou-se o termo ‘desligamento humanizado’, que é aquele que busca transformar esse momento em uma experiência amparada no respeito, objetividade e acolhimento, se necessário.

E essa tendência vai muito além da transmissão da notícia. Ela envolve uma série de processos que visam a dignidade daquela pessoa, da mesma forma como ocorreu na experiência de seleção.

Portanto, ao longo deste artigo você encontrará dicas para um desligamento humanizado. Boa leitura  

O que é Outplacement?

O termo em inglês “Outplacement” pode ser traduzido como recolocação. Ele surgiu nos anos 1950, nos Estados Unidos, como alternativa ao desligamento tradicional. 

Até então, o processo de demissão era direto e impessoal. A organização avisava a pessoa do desligamento, cumpria com os requisitos legais e encerrava o relacionamento profissional.

Com o outplacement, ou desligamento humanizado, expressão utilizada no Brasil, o processo de demissão é revisado a fim de apoiar a pessoa funcionária na saída da empresa. 

Nesse processo, a organização auxilia aquela pessoa a se recolocar da forma mais rápida possível no mercado de trabalho, além de dar a notícia de uma forma objetiva e humana. 

Como fazer um desligamento humanizado?

  1. Não terceirize a demissão
    É comum que algumas empresas confiem esta ação a uma pessoa do setor de RH. Entretanto, recomendamos que ela deva ser feita pela chefia direta, que será a pessoa capaz de esclarecer os motivos que levaram àquele desligamento. 
  1. Dê a notícia antes do expediente começar
    Demitir ao final do turno de trabalho pode gerar problemas, afinal a pessoa pode se sentir lesada por ter trabalhado todo o dia para depois receber a notícia. Por isso, opte por dar a notícia no primeiro horário da manhã, antes da pessoa começar suas atividades. Se possível, opte por sextas-feiras, assim a pessoa tem o final de semana para organizar-se emocionalmente.
  2. Se possível, ofereça um day-off remunerado
    Se a pessoa for prestar o aviso prévio, ofereça a ela um day-off remunerado para que ela possa processar a notícia em casa ao invés de trabalhar junto ao resto do time, gerando comunicação transversal sobre o desligamento. 
  1. Despedidas do time
    Se a organização optar pela não realização do aviso prévio e a pessoa estiver automaticamente desligada, ofereça a ela, caso queira, a oportunidade de despedir-se do time. Reforçamos que é importante que essa seja uma decisão da própria pessoa.
  2. Abordagem empática
    Ofereça treinamento de Comunicação Não-Violenta às lideranças para que elas estejam preparadas na hora de informar a demissão. Isso envolve acolher a pessoa caso a pessoa se emocione e ser firme, caso seja necessário.
  3. Abordagem direta
    Evite demorar para entrar no assunto. Comunique a demissão e explique de forma clara os motivos que levaram a ela. Se houver metas que não foram atingidas, sinalize. Além disso, não compare com outras pessoas do time, pois causa um constrangimento desnecessário, e evite fazer elogios em excesso, pois pode acabar causando certa confusão na pessoa.
  4. Sinalize os próximos passos e a manutenção dos benefícios
    Informa os próximos passos, como data de desligamento ou devolução de itens, por exemplo, e a manutenção de benefícios, como plano de saúde, por exemplo.
    A manutenção deste benefício por determinado tempo, inclusive, é uma das políticas importantes para um bom programa de outplacement. Dessa forma você garante segurança daquela pessoa por um breve período enquanto ela busca sua realocação.
  5. Apoio na recolocação profissional
    Uma dica interessante é a contratação de coachs de carreira ou oferta de treinamentos em softskills – como a atualização de LinkedIn e currículo, para que a pessoa conte com um apoio técnico no processo de recolocação.

    Além disso, a liderança pode oferecer uma carta de recomendação, caso acredite na potencialidade da pessoa, e a empresa pode alocar uma pessoa do time de Recursos Humanos para acompanhar o outplacement daquela pessoa, garantindo um ponto de contato com a organização no processo de saída. 

O desligamento não deve ser uma surpresa à pessoa

Com exceção de casos de lay-offs/demissões coletivas, onde a saída não é justificada pela performance, mas por corte de gastos, o desligamento pontual, motivado por performance, não deve ser uma surpresa à pessoa colaboradora.

Por isso, reforçamos a importância da gestão e da avaliação de performance de forma periódica. Assim como no futebol, onde a soma de dois cartões amarelos gera uma expulsão, a gestão deve oferecer alertas à pessoa sobre sua performance, sinalizando que a reincidência pode levar ao seu desligamento da organização.

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