Um número crescente de empresas tem se interessado pela ideia de construir sistematicamente seu poder de adaptabilidade organizacional impulsionadas pela diversidade e inclusão.
Desenvolver e promover a diversidade de forma eficaz está correlacionado com um melhor poder de se adaptar, que, por sua vez, está ligado não apenas ao desempenho da empresa, mas também à liderança, ao engajamento dos funcionários e à resiliência do negócio.
Propósito, que orienta decisões e inspira ação, criando um senso de pertencimento;
coreografia, que ajuda uma organização a ser mais dinâmica, ajustando prioridades de mudança e sequenciando ação;
desenvolvimento, que prepara uma empresa para o crescimento e desenvolve tanto a capacidade de aprendizado quanto a de mudança.
Propósito
Os esforços de diversidade e inclusão constroem e fortalecem o propósito de uma organização, uma vez que eles abraçam uma variedade de perspectivas. As semelhanças compartilhadas se tornam o princípio do qual todos podem se unificar, alinhando líderes e ajudando a impulsionar mudanças organizacionais significativas. Foi o que a Mastercard, empresa multinacional norte-americana de serviços financeiros, fez.
Quando a empresa expandiu suas atividades para além dos cartões de crédito e débito, incluindo ecossistemas de pagamentos digitais, segurança cibernética e serviços de dados, ela precisou diversificar sua base de talentos: a empresa desenvolveu políticas de pessoal inspiradas pela diversidade, se atentando às necessidades específicas das diversas comunidades que seus trabalhadores representam.
Para se inspirar
A Mastercard monitora e relata ao seu Conselho em um painel de controle de metas de ESG (Ambiental, Social e Governança) e diversidade de gênero que estão ligadas à remuneração executiva e às avaliações anuais. Um resultado disso é que hoje suas funcionárias recebem salários iguais aos dos homens. O foco na promoção da diversidade ajudou a empresa a prosperar nesse sentido.
Adaptabilidade
Uma capacidade de resiliência eficaz ajuda uma organização a ser mais dinâmica, adaptar-se no momento e sequenciar suas ações. Essa soft-skill é um ativo de valor particular em momentos de mudança, quando uma empresa precisa agir diante de algo novo ou inesperado, como foi o caso, por exemplo, no período após o assassinato de George Floyd em 2020 nos Estados Unidos.
Assim como pessoas executivas, nos dias seguintes ao assassinato de Floyd, o setor de recursos humanos da Adobe, quis agir maneira intencional que tivesse um impacto real na comunidade negra da empresa. Como primeiro passo, a alta gestão da empresa se encontrou com as pessoas colaboradoras negras para perguntar o que era importante para elas e ouvir suas histórias.
O que eles aprenderam permitiu que coreografassem o lançamento de iniciativas de mudanças específicas de diversidade focadas em contratação e recrutamento, crescimento e avanço, defesa, comunidade e transparência de dados. Hoje, essas iniciativas se tornaram muito mais do que projetos individuais: elas são partes integrais das operações e da identidade da empresa.
Resiliência
Desenvolvimento Empresas que são boas em lidar com mudanças concentram-se no desenvolvimento, especialmente no desenvolvimento de talentos. Elas ajudam as pessoas colaboradoras a adquirir novas habilidades, aumentando a resiliência delas e da organização como um todo. As atividades de DEI apoiam esses esforços garantindo que todos os talentos sejam desenvolvidos, atendendo as pessoas colaboradoras onde elas estão atualmente, apoiando uma variedade de trajetórias de carreira e distribuindo oportunidades de crescimento de maneira justa.
A Mastercard reconheceu isso. É por isso que a empresa inclui a diversidade no currículo de suas trilhas de aprendizagem e foca, especialmente, em como a liderança pode podem fornecer feedback as pessoas colaboradoras que permita oportunidades de crescimento – vital para o desenvolvimento de talentos.
Os primeiros passos
Defensores da diversidade têm argumentado, há muito tempo, que seus esforços fortalecem a inovação e a conectividade dentro das empresas. Esses esforços também estão ligados à capacidade de uma organização de se adaptar.
Muitas empresas estão investindo na quantificação de métricas de diversidade e metas de mudança, mas muitas ainda estão nas fases iniciais. Então, o que uma empresa pode fazer para realmente acelerar o desempenho ao conectar a diversidade e o poder de adaptabilidade?
As empresas podem começar fazendo uma pesquisa simples para obter uma imagem mais clara de onde estão em relação à capacidade de mudança e, em seguida, começar a desenvolver etapas acionáveis e específicas para aperfeiçoar. Em relação à diversidade, as empresas podem analisar sua representação na força de trabalho e na liderança, no recrutamento e retenção, e podem investigar o sentimento de comunidade, usando medidas como a NPS dos funcionários para entender até que ponto as pessoas se sentem incluídas.
Uma vez que a empresa começa a entender onde está, o próximo passo é colocar essas descobertas na próxima pauta da liderança. Discutir onde estão as forças e fraquezas em relação aos concorrentes, tanto em relação à capacidade de adaptabilidade quanto à diversidade, trará à tona insights importantes.
O caminho a seguir
Para aproveitar o valor completo da diversidade e do poder de adaptabilidade, as pessoas executivas precisarão ter uma ambição compartilhada e se comprometer a tomar ações concretas. Hoje, muitas empresas têm equipes ágeis trabalhando em projetos relacionados à inovação que esperam acelerar a mudança em seus negócios. Em muitos casos, essas equipes são formadas com base apenas na experiência e disponibilidade.
Repense
Equipes diversas oferecem muitos benefícios. Elas introduzem atrito realista e construtivo, mitigam o pensamento de grupo e reduzem erros. Às vezes, podem demorar um pouco mais para chegar à resposta, mas que equipes diversas e inclusivas têm 5 vezes mais chances de inovar.
A forma como as empresas medem sua capacidade de mudança e DEI continuará a evoluir, mas não há dúvida de que a relação entre as duas é importante. Há amplas oportunidades para as empresas começarem a agir agora e, ao se destacarem nessas duas áreas, diferenciarem-se.
Conte a TREE Diversidade
Conte com o apoio técnico do nosso time de consultoria
Estamos há mais de 5 anos no mercado e já trabalhamos com mais de 200 empresas e organizações em iniciativas com foco em igualdade de gênero, inclusão racial, inclusão de Pessoas com Deficiências, ambientes seguros para profissionais LGBTI+ e outros grupos de diversidade.
Agende uma conversa com o time TREE.