É bem provável que você já tenha escutado falar sobre Diversidade, Equidade, Igualdade e Inclusão – uma vez que investidores e consumidores valorizam cada vez mais organizações preocupadas com questões sociais.
Mas você sabe o que significa cada termo?
Embora sejam tratados como sinônimos, cada um possui sua própria definição e importância no processo de DE&I. Além disso, esses termos fazem parte de uma estratégia: a Gestão da Diversidade.
O que é Gestão da Diversidade?
Antes de diferenciar cada termo, é importante retomar o conceito de Gestão da Diversidade, que significa o planejamento sistêmico (360º) da política de inclusão de pessoas diversas em uma empresa, considerando toda a trajetória do colaborador(a): chegada, permanência e legado.
A Gestão da Diversidade é um plano a curto, médio e longo prazo que conta com metas, indicadores, políticas de atração, entre outras ferramentas. Esse plano deve incluir todos os profissionais e as diferentes áreas de uma organização, a fim de garantir a construção de um time plural e o impacto positivo que esse investimento pode trazer às empresas.
Para isso, é preciso combinar três elementos citados acima: Diversidade, Equidade e Inclusão, de forma estratégica, por meio da implantação de uma gestão de diversidade abrangente, consistente, eficiente e permanente.
A seguir, entenda o que significa cada um desses termos.
O que significa Diversidade?
Diversidade é a pluralidade de culturas, identidades, formas de pensar, experiências e trajetórias que podem ser encontradas em um grupo de pessoas. Todos somos diversos, independente do local onde nascemos ou de características físicas e emocionais.
Quando uma organização opta por formar equipes com pessoas de diferentes origens, perspectivas, formações, ela também opta por ter times com olhares distintos para um mesmo desafio. Essa característica é fundamental para o desenvolvimento e geração de inovação em uma empresa.
Diversidade na prática
A Cielo é uma empresa de serviços financeiros que possui práticas interessantes no âmbito da diversidade. A organização criou grupos de afinidades para trabalhar o tema da Diversidade, intitulados ‘Além do Gênero’, ‘Prisma’, ‘Somos Todos Um’ e ‘Blue to Black’.
Os colaboradores participam de forma voluntária, a fim de debater e promover ações sobre os temas relacionados. A empresa também criou um Fórum de Diversidade, que assessora diretamente a diretoria executiva.
Para além de serem importantes ferramentas de inclusão, os comitês de diversidade ressaltam as pluralidades da organização e celebram as diferenças. Você já adota essa política em sua empresa?
O que significa Inclusão?
A Inclusão envolve um conjunto de ações que proporcionam acesso igual de participação, direitos e oportunidades a todas as pessoas.
Está relacionada ao atendimento das necessidades individuais diversas, proporcionando um ambiente livre de discriminação, preconceito e com sentimento de pertencimento.
A Inclusão na prática
A Natura, fabricante nacional de cosméticos, possui programas específicos para a contratação de Pessoas com Deficiência na empresa.
Para além da contratação, há uma clara preocupação com o desenvolvimento da carreira desses colaboradores, além da adaptação dos espaços físicos e processos internos da empresa.
Saiba mais
“Diversidade é chamar para a festa. Inclusão é convidar para dançar” – Vernã Myers
Saiba mais sobre a diferença entre Diversidade e Inclusão neste vídeo.
O que significa Equidade?
Equidade é a garantia de tratamento diferenciado em igualdade de condições e oportunidades. Ou seja, os direitos e deveres são os mesmos, mas as necessidades de cada um para exercer seu papel na sociedade são diferentes e precisam ser atendidas de forma justa.
A Equidade entende que os indivíduos não partem de um mesmo ponto, no qual alguns possuem vantagens e outros, desvantagens e barreiras. A ideia é justamente equilibrar essas dinâmicas por meio de processos e práticas.
A Equidade na prática
A Coca-Cola ao perceber que o número de mulheres em cargos de chefia era desigual dentro da organização, começou, em 2012, a implementar ações para que esse cenário fosse transformado.
Para isso, desenvolveu iniciativas como processos seletivos equilibrados em gênero, oferta de apoio aos cuidados com filhos e colaboradoras gestantes, bem como programas de mentoria e coaching para mulheres.
É importante que as organizações ofereçam formas para as colaboradoras avançarem internamente em suas posições, bem como institucionalmente busquem revisar o Gender Pay Gap.
O que significa Igualdade?
A noção de igualdade, via de regra, está relacionada com tratar todas as pessoas da mesma forma e garantir que todos os indivíduos tenham acesso às mesmas oportunidades.
Portanto, o princípio da igualdade é baseado na premissa de que ninguém deve ter menos chances em razão da forma como nasceu, do lugar de onde vem, das suas crenças e convicções, nem por nenhum outro fator desse tipo.
A igualdade de tratamento traz ferramentas iguais para todas as pessoas. Entretanto, entendemos que as pessoas não partem do mesmo lugar, logo, a melhor estratégia é sempre a de Equidade, como você viu anteriormente.
Igualdade na prática
Embora o ensino de língua inglesa esteja previsto na grade curricular do ensino básico, apenas uma pequena parcela da população é fluente ou possui conhecimento avançado no idioma.
Diante desse desafio, a TIM ofereceu um curso de inglês gratuito para 100% dos seus colaboradores. Além disso, cada colaborador tem a possibilidade de estender o benefício para uma pessoa de fora da empresa, sem custos.
Ao fazer isso, a empresa coloca todos em pé de igualdade. Ela inclui quem ainda não possui domínio do idioma, e oferece opção de aperfeiçoamento para quem já tem familiaridade.
Você sabe o real desafio da sua empresa?
Cada organização possui um desafio único. Logo, tornam-se necessárias soluções específicas e personalizadas.
Converse com a TREE e entenda mais a fundo o diagnóstico de DE&I da sua empresa.