Estamos chegando no Mês Internacional da Mulher e não se admite mais deslizes por parte das empresas, mesmo que com intenções positivas, na celebração desta data tão relevante.
Não existe segredo. A resposta é simples: temos que parar de reproduzir vieses inconscientes de gênero, como dar flores e chocolates, e aproveitar esta oportunidade para reforçar o compromisso com a equidade de gênero e promover ações de educação corporativa de combate ao machismo nas empresas.
Por isso, nesta edição da Plural separamos 5 ações práticas para sua organização adotar no Mês da Mulher.
1. Promova palestras conectadas com o machismo no ambiente corporativo
As discussões sobre gênero são amplas. Por isso, é importante promover palestras conectadas ao ambiente de trabalho para que fique claro quais são os comportamentos não inclusivos e as boas condutas esperadas.
Nesse contexto, desenhamos duas palestras essenciais para o Mês da Mulher: “Anti-machismo na prática” e “Síndrome da impostora”. Conheça o programa das palestras e solicite seu orçamento.
2. Presenteie com itens livres de vieses inconscientes
Caso queira oferecer um presente para as colaboradoras, a dica é que a empresa evite presentes que carreguem estereótipos e vieses inconscientes, como as tradicionais flores, e opte por algo com maior significado, como livros escritos por autoras mulheres.
3. Lance programas de desenvolvimento para lideranças femininas
Aproveite a data para lançar programas e projetos de equidade de gênero na organização. Dessa forma, além de garantir atividades para o mês temático, sua empresa aproveita o momento para pautar um tema que está em discussão na sociedade.
Preparamos um material com três cases da Tree voltados para equidade de gênero. Inspire-se com estas boas práticas e conte com nossa inteligência para desenhar programas personalizados para o contexto e desafios da sua companhia.
4. Promova atividades de gamificação
Realize atividades de gamificação, como quizes, e eduque seu time de forma lúdica e didática. A Tree produziu dois materiais que podem servir de referência para as atividades propostas por sua organização. Eles contam com fatos históricos e conquistas femininas que são desconhecidas por parte da população.
Saiba mais
Conquistas femininas ao longo da história do Brasil
9 mulheres pretas que transformaram o Brasil
Caso queira apoio na construção de outros materiais, ou esteja em busca de pessoas para participação em lives e podcasts sobre o tema, nossas consultoras podem ajudar. Agende uma conversa e saiba mais.
5. Reforce compromissos e planos
Aproveite o mês de março para reforçar compromissos públicos e programas de equidade de gênero. Além disso, caso conte com um comitê de diversidade ou grupo de afinidade de mulheres, lembre-se de convidá-los para o planejamento das atividades temáticas do mês.
Saiba mais
Por que estabelecer metas públicas para Diversidade, Equidade e Inclusão?